Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes que podem estar faltando ou não podem ser consumida em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.
Os suplementos alimentares para fisiculturismo são usados por praticantes de atividade física, mais comum em praticantes de musculação, proporciona nutrientes essenciais como proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas e etc.
A grande vantagem dos suplementos para fisiculturismo é a pouca quantidade de gordura presente neles.
Alguns suplementos protéicos
Albumina,
Whey Protein,
Caseína,
Proteína de soja,
Levedura de cerveja,
Creatina.
Carboidratos
MaltoDextrina,
Dextrose,
Hipercalóricos em geral.
Suplementação Desportiva
O uso de suplementos cresce no mercado e milhares de pessoas buscam esse tipo de produto na esperança de mais saúde, beleza e rendimento. As promessas de resultados feitas pelos fabricantes geralmente não possuem qualquer respaldo científico ou são embasadas em pesquisas encomendadas.
Utilidades para cada tipo de atividade
A ausência de recomendações nutricionais para atletas dos mais diversos esportes facilita a difusão de conceitos infundados em relação à necessidade da suplementação. Normalmente o consumo de suplementos é fomentado pela ideia de que é necessário compensar uma dieta inadequada, para atender um suposto aumento nas necessidades diárias imposto pelo treinamento ou pela vontade de ter um efeito sobre a performance.
A suplementação com proteína pode ser indicada nos casos em que:
- Existe uma necessidade real em se aumentar o aporte protéico e isso deve ser feito sem incrementar o conteúdo de gordura da dieta;
- A dieta deve ser complementada porque o indivíduo não tem condições no dia-dia de consumir proteína (mora sozinho, sem tempo de cozinhar, etc.);
- Indivíduos que precisam passar por restrição calórica e não desejam perder massa magra.
Segurança
A abundância de produtos disponíveis e a falta de controle fazem com que seja difícil estudar a eficácia e até mesmo a segurança dos suplementos. Muito do que é divulgado não passa de propaganda. Existe uma indústria milionária apoiando a venda dos produtos enquanto que a verba investida em pesquisa séria sobre os produtos é irrisória.
Suplementos mais conhecidos
Cafeína;
Carnitina;
BCAA (Branched-chain amino acids;Beta-hidroxi metil butirato;Glutamina;Creatina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário